Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Quadrinhos: Hellboy - Edição Histórica Vol.5 : Máscaras e Monstros



Este setembro foi um bom mês para os fãs do demônio mestiço Anung Un Rama. Além da edição caprichada (e muito boa) Hellboy - A Noiva do Demônio e Outras Histórias a Mythos colocou nas bancas este quinto volume da Hellboy Edição - Histórica, série caprichada publicada pela editora com capa dura com letra dourada, papel bonito no miolo e tudo mais a que o diabo favorito dos fãs de quadrinhos tem direito.
Essa edição, Máscaras e Monstros traz um crossover duplo de Hellboy com heróis da DC comics.
Na primeira, Nazistas em Gotham, como o título explicita, Hellboy vai a Gotham City para ajudar Batman com um caso envolvendo o doutor Ted Knight, o Starman original, que é sequestrado por um grupo de nazistas com poderes místicos durante uma palestra. Após uma breve investigação da dupla, os dois heróis descobrem que os vilões fugiram pra amazônia levando o refém consigo.
Na segunda parte, Horror na Floresta, Hellboy parte para a amazônia acompanhado de Jack Knight, filho de Ted e novo Starman para resgatar seu pai, descobrir os reais planos dos nazistas e dar-lhes um fim.
É uma história menor de Hellboy, esse crossover. Embora tenha muitas das melhores características que nos acostumamos a encontrar nos quadrinhos do herói, como o os monstros lovecraftianos, os nazistas e tudo mais, e tenha roteiro e arte de Mike Mignola, o pai do HB, me senti desconfortável em ler uma história do Hellboy onde ele praticamente se torna coadjuvante dos convidados, especialmente do Batman.
É até engraçada a excessiva reverência que os escritores em geral têm para com o morcegão na hora de fazer um encontro de qualquer personagem com o Homem Morcego.
Ainda assim, Batman Hellboy Starman é uma história que vale a leitura, especialmente para fãs de qualquer um dos três personagens, embora não vá fazer nenhum novato se apaixonar por nenhum dos heróis.
A sequência da edição traz um encontro de Hellboy com outra personagem da Dark Horse Comics, e que, ao menos pra mim, era completamente desconhecida, tanto que eu nem sequer sabia que se tratava de uma personagem com gibi próprio nos EUA:
Ghost.
Ghost era Elisa Cameron, uma repórter assassinada por criminosos que busca vingança contra seus executores bem como detalhes a respeito do porquê de sua morte.
Na história partilhada entre a moçoila e o vermelhão, Hellboy viaja até a cidade natal de Ghost, Arcadia, para investigar o fantasma que mata pessoas com pistolas calibre 45., a própria Ghost.
Após o primeiro contato de ambos, a heroína é levada à presença de uma criatura que se auto-intitula Paz, e essa entidade diz que pode oferecer algo que Ghost deseja em troca da mão direita de Hellboy, o que coloca os dois, inicialmente um contra o outro, e depois, conforme manda o manual do crossover, unidos contra o inimigo em comum.
Essa história é melhor que a anterior, o roteiro de Mignola é divertido, mas a arte de Scott Benefiel não é das melhores. Na verdade é provavelmente a arte mais sem graça que já vi num quadrinho de Hellboy, nada que atrapalhe a diversão, porém.
Entre os extras, além de várias capas, glossário arcano e caderno de esboços (tudo isso "itens de série" nos quadrinhos do Hellboy publicados pela Mythos) há ainda a curiosa forma como Mignola passou o roteiro do crossover de Ghost com Hellboy a Scott Benefiel: Tudo na forma dos layouts de cada página.
Enfim, Hellboy - Edição Histórica Volume 5: Máscaras e Monstros é divertida, leitura pra se devorar em pouco tempo sentado do lado de um copo de guaraná em temperatura ambiente, mas não é melhor que A Noiva do Demônio e Outras Histórias, e se tu tiver que escolher entre uma e outra, fique com a segunda sem arrependimentos, mas se der, compre as duas. Vale a pena e fica bonito na estante.

"Com todo o respeito, Batman, por mais que acredite ser experiente no que diz respeito à magia, se comparado a mim você não sabe nada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário