Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Rapidinhas do Capita


-É Belize. - Ela, morena, bonita, alta e esguia, olhos castanhos, gritou no ouvido dele após ele ter perguntado, também gritando, qual era seu nome.
-Mas isso não é o nome de um país? - Ele perguntou, novamente com um berro.
-É, e é meu, também. - Ela respondeu, e então, tocando no braço dele com a mão delicada completou: -Não sou egoísta. Sei dividir. - E riu.
Ele sorriu de volta, mas após trocarem mais algumas palavras ele olhou pro relógio, ergueu bem as sobrancelhas e disse que precisava ir. Não pediu o telefone dela nem deu o seu.
Ele sabia, em seu íntimo, que era egoísta e não sabia dividir.
E nem queria aprender.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Os dois velhos decrépitos e sisudos sentados no banco da praça falando mal do mundo.
Eram anciãos carrancudos, homens muito sérios e graves.
-A minha esposa, Dolores, anda de um jeito... Só quer ver novela. Eu pago quatrocentos réis pra ter uma TV a cabo com duzentos canais e ela só para sentada pra ver novela no doze. - Resmungou o primeiro, amargo.
-Ih - Começou o segundo, fazendo um beiço de desdém - Tu ao menos sabe que a tua mulher vê a novela, e nos demais horários tu pode assistir aos programas que te agradam, mas e a minha? A Gertrude não sai de fronte o televisor. Passa o dia inteiro ali, nem pra ir na frigidaire apanhar uma água ela para.
Continuaram...
-E esse teu time? Será que anda na tabela do campeonato?
-Mas nem me fala. Essa diretoria incompetente. Bando de lesado. Nem pra contratar um treinador... Monta um time bom, mas não tem treinador. É que nem comprar um karmann Ghia e não ter chofer.
É, mas treinador se contrata. Tem jogadores bons. Mas e o meu time? O meu time tem chofer, tem um carro bonitinho, que anda direitinho e tá pago, mas se quebra uma peça para de andar... É outra diretoria incompetente. Ao menos tá chegando a eleição e dá pra ir tirar esse salafrário burro da presidência.
-Vais lá em outubro votar no Koff?
-Ah, não. Não tenho paciência nem saúde pra ir ao estádio em dia de jogo, imagine só pra votar?
E seguiram:
-E o que que tá essa política? Corja de bandido vivaldino.
-E ainda têm a desfaçatez de ir pra TV pedir voto. Cambada de mau caráter.
-Nem me fale. Nem me fale...
Ali pelas tantas passou por eles uma moça no frescor dos seus vinte e poucos anos, short jeans curtíssimo e uma justa regata branca, cabelos loiros bem soltos e esvoaçantes. Muita pele à mostra, pele muito firme, fresca e tenra.
Os dois velhos olharam a moça passar quase salivando:
-Benzadeus... Ah, os meus vinte anos...
-Vinte, não, meu filho. Trinta. Com vinte nós ainda não iríamos saber aproveitar tudo o que esse passeio teria a oferecer.
-Bem lembrado, bem lembrado... Ah, os meus trinta anos...
-No nosso tempo elas não andavam assim, desse jeito.
-Ih, nem perto disso. Era capaz de tu estares na praia do Quintão e não ver tanta carne à mostra.
-Era capaz de nem no açougue ter tanta carne à mostra.
Riram muito os dois. O outro acrescentou:
-Pelo menos não tanta carne de primeira.
Riram mais ainda, até começarem a tossir e perceberem o ridículo da situação, então pararam pigarreando. E olhando pro outro lado. Não pegava bem dois senhores sérios e graves gargalhando à passagem de uma moçoila. Voltaram a falar mal de tudo.
Todavia, à noite, antes de dormir, cada um na sua casa, ambos pensaram na graça daquela jovem, e da juventude em geral, e, durante a madrugada, encoxaram com vontade as suas respectivas esposas.
Era, afinal de contas, um momento de intimidade, onde podia-se abrir mão de seriedade e gravidades.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ele sentou perto dela, acariciando sua mão, e pensou em perguntar:
-Quanto do que tu sente por mim é condescendência disfarçada?
Mas desistiu ao perceber que ela diria que nada do que sentia por ele era condescendência de nenhuma espécie.
Resolveu esperar. Dar-lhe tempo para que ela descobrisse por conta própria e os salvasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário