Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Duelo de Demos: FIFA 14 X PES 14



Calma, não invoquei dois demônios das profundezas do inferno pra se digladiarem no blog, mas sim, estive vagando pela PSN na terça e ontem em busca das versões prévias dos representantes desse ano das duas maiores franquias esportivas do mundo, o FIFA Soccer da EA Games e o Pro Evolution Soccer da Konami.
Todo mundo já deve saber que eu sou FIFistA convicto de longa data, mas também sabem que eu me divirto muito jogando Pro Evolution entre amigos.
Comecemos com FIFA, que baixei primeiro:
O Game da EA vem dando uma sonora goleada no PES nos últimos anos. Embora o público brasileiro, que majoritariamente prefere Pro Evolution possa ficar bravo, a proporção mundial de vendas das franquias bateu em 25 pra 1 no ano passado.
Isso mesmo, pra cada exemplar de Pro Evolution vendido no mundo, vinte e cinco FIFA já haviam sumido das prateleiras.
Isso não é por acaso. FIFA Soccer alcançou, entre suas versões 12 e 13, um patamar elevadíssimo em termos de qualidade, fidelidade e apuro técnico. Jogar FIFA soccer num console de última geração é a chance mais próxima que um perna de pau como eu ou você temos de experimentar como é ser um craque da bola jogando nos maiores palcos futebolísticos do mundo.
Após jogar algumas partidas do DEMO da versão 14 do jogo, dá pra dizer que há algumas alterações interessantíssimas.
Um sistema de proteção de bola mais refinado foi adicionado ao jogo. Agora, com a pelota dominada, ao invés de ficar girando ou correndo pra fugir da marcação enquanto procura por um companheiro melhor colocado, existe a opção de dar as costas ao marcador e proteger a bola. Uma evolução muito bem sacada do sistema de impacto inserido em FIFA 12 e aperfeiçoado na versão anterior. O sistema de chute também foi aprimorado, tornando as pegadas dos atacantes na redonda mais verossímeis e mais difíceis. Não basta chegar espremendo o botão pra achar a meta, estufar a rede exige estar com o tempo de bola em dia, ter equilíbrio e estar bem posicionado pra não pegar de rosca e levar vaia.
Não bastasse isso, os times adversários agora jogam como se toda a partida fosse final de campeonato e toda a bola fosse um prato de comida. Paredões se formam em frente ao gol inimigo, especialmente nos embates de grandes clubes contra equipes de menor expressão.
Os gráficos melhoraram sensivelmente, especialmente nos uniformes dos jogadores, com texturas mais bonitas e acabamento caprichado, as feições dos jogadores seguem apenas OK em sua maioria, embora alguns jogadores digitais extra-classe sejam irritantemente iguais às suas contrapartes do mundo real.
As animações de comemoração, e a movimentação dos atletas, da corrida ao gestual seguem ótimas, e ainda nem estamos falando da versão acabada do jogo, que só será lançado no Brasil em 03 de outubro.
Com relação ao PES:
A Konami tem que correr atrás do prejuízo. Embora a própria companhia tenha assumido que não tinha como competir com FIFA em seus próprios termos (leia-se "PES não tem como virar um simulador", e nem deve...), o jogo não precisava ficar naquela mesmice apresentada desde a versão 2009.
A utilização de um novo motor gráfico deixaria o game mais bonito e a engine FOX, prometia melhorar a física do jogo, tornando a bola menos previsível, e levar em conta a altura e o peso dos atletas na hora de disputas e divididas de bola.
Na versão DEMO a tal melhoria gráfica não é notada. PES sempre teve gráficos mais vistosos que os de FIFA, em especial na recriação das feições de jogadores mais famosos. Ao jogar com o Bayern de Munique, por exemplo, chega a dar vontade de rir da fidelidade da carranca do craque francês Ribéry, o meia-cancha de Notre Dame, do Shrek Wayne Rooney ou do zagueiro brasileiro Dante.
A questão é que, no PES, a qualidade das feições digitais dos jogadores "TOP" não é novidade, e a representação dos jogadores menos cotados é muito ruim.
Veja por exemplo o lateral Rafael, do Manchester United, o boneco parece um espantalho que sobrou o Hollywood Wax Museum. Esses rostos "genéricos" do game, acabam criando um desequilíbrio com os jogadores mais afamados, que têm feições super texturizadas, cheias de efeitos de sombra pra reproduzir suas faces aos mínimos detalhes.
A animação da movimentação dos atletas segue durinha, com os players se mexendo como robôs, mas a física realmente melhorou.
Os jogadores, embora ainda alcancem velocidades absurdas quando engatam uma quinta marcha, e tenham um foguete no pé (independente de ser o esquerdo ou o direito), ganharam mais peso, isso melhorou o sistema de drible e acrescentou verossimilhança às viradas dos atletas e aos movimentos de preparação de chute.
Infelizmente, o principal defeito de PES ainda existe:
O jogo é fácil demais.
É praticamente impossível não vencer, e muito difícil não tocar uma sacola na CPU. Os goleiros seguem sendo o ponto baixo do jogo, com movimentação limitada e sem sentido, posicionamento zero, e reflexos de goleiro de showbol.
Enfim, como diz a tela de abertura das DEMOs, aquilo é uma prévia jogável, e não reflete a qualidade do produto finalizado, mas, baseado na prévia, FIFA vai dar outra surra de relho no Pro Evolution, embora ao menos a franquia da Konami, dessa vez, mostre uma tentativa de melhorar que vá além das licenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário