Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Resenha Blu-Ray: Velozes & Furiosos 6


Dormi cedo demais, ontem. Peguei no sono enquanto tentava assistir ao jogo entre Inter e Vitória, os jogos do Inter ultimamente tem esse efeito em mim. Me fazem dormir que nem uma pedra e bem rápido. Duvido que algum sonífero químico funcione melhor que o "futebol" apresentado pelo Inter do Dunga.
De qualquer forma, dormi cedo demais, e acordei por volta de meia-noite e trinta com duas certezas... Bom, na verdade três, mas a terceira não vem ao caso. As duas certezas que importam eram:
Estava calor.
Eu não conseguiria mais dormir naquela noite.
Com essa certeza martelando na cabeça, não me restou alternativa exceto procurar o que fazer. E a escolha vou procurar um filme pra ver na madrugada.
Após uma breve busca na grade do serviço de locação da TV a cabo, o escolhido foi um filme que eu queria ter visto no cinema, mas não consegui:
Velozes & Furiosos 6.
Sequência óbvia do filme que trouxe a trupe de Vin Diesel e Paul Walker ao Brasil em 2011, Velozes & Furiosos 6 mostra a gangue de rachadores vivendo mansamente dos frutos de seu último golpe no quinto filme.
Brian (Walker) e Mia (Jordana Brewster) têm um filho recém nascido, Dom (Diesel) está tranquilo com a ex-tira Elena (Elsa Pataki), Gisele (Gal Gadot) e Han (Sung Kang) viajam pelo mundo, Roman (Tyrese Gibson) torra sua fortuna com viagens à lugares paradisíacos e modelos piranhudas e Trej (Chris 'Ludacris' Bridges) compra carros conceito para passear em recônditos do Caribe.
A rotina tranquila do grupo termina quando o agente Luke Hobbs (Dwayne The Rock Johnson) encontra Dom.
Para sua surpresa, porém, Hobbs não quer prendê-lo, mas pedir seu auxílio para capturar uma gangue de criminosos de alto nível liderados por Shaw (Luke Evans), um ex-militar inglês interessado em roubar sofisticados armamentos da OTAN e vendê-los no mercado negro.
Para atrair a atenção de Dom e seus amigos, além de indultos a todo o grupo, Hobbs tem um outro trunfo:
No grupo de Shaw está ninguém menos do que Letty (Michelle Rodriguez), ex-namorada de Dom dada como morta no quarto filme.
Com o grupo de Brian e Dom reunido, começa uma caçada que se estende de Londres à Espanha, passando por Los Angeles e colocando os bandidos gente-boa de Dom mais o agente Hobbs e sua parceira Riley (Gina Carano) contra os brutais mercenários de Shaw numa luta onde a vitória pode significar a chance de voltar pra casa, e a derrota, é a morte.
Claro que pra se aproveitar os filmes da série Velozes & Furiosos é necessário estar com a suspensão de descrença tão em dia quanto o desapego.
Se essa necessidade de aceitar o implausível em nome da diversão já era crucial nos três primeiros filmes da franquia, tem sido escalonada vertiginosamente desde o retorno de Diesel no quarto longa, e mais um degrau do exagero e do absurdo é superado nesse sexto filme.
O desapego fica por conta da completa alteração do tom dos filmes.
Se Velozes & Furiosos, + Velozes + Furiosos e Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio ganharam ou sustentaram fãs por serem filmes policiais ambientados no mundo das corridas de rua, de Velozes e Furiosos 4 pra cá a série mudou bastante, se tornando filmes de ação estilo "heist movie", com todos os clichês dos filmes de assalto (Se duvida veja Onze Homens e Um Segredo, Efeito Dominó e A Origem, e confira todas as semelhanças), e nesse sexto episódio ganha até um arzão de filme de máfia, trocando a família Corleone pela família Toretto.
Ainda assim, o filme diverte. Enquanto assistia à película vidradão, ainda pensei como um filme tão ruim podia ser tão divertido, e a resposta é "Porque ele entrega exatamente o que se espera", duas horas de adrenalina, piadinhas idiotas e velocidade estilo montanha-russa que despreza solenemente coisas como roteiro, interpretações ou as leis da física.
O elenco de canastrões do goleiro ao ponta-esquerda segue impagável, especialmente quando tenta aprofundar as interpretações, por sorte a franquia tem a decência de não se levar a sério demais, brincando inclusive com os músculos oleados de The Rock e Vin Diesel.
Precisa de mais uma razão pra ver o filme?
A luta da Gina Carano (Que ontem, olhando de certo ângulo os olhos, o nariz e as sobrancelhas percebi porque eu acho tão atraente) contra Michelle Rodriguez no metrô de Londres. As duas gatonas dão risada na cara de Diesel e The Rock com seu agarramento em Operação Rio.
Em suma, é ruim, mas é bom. Vale demais a locação e me arrependo de não ter visto no cinema. Remediarei isso quando lançarem Velozes & Furiosos 7.
Sim, vai ter, dê uma conferida na cena após os créditos, preparando terreno pra nova sequência e endireitando a cronologia da série para com Desafio em Tóquio.

"-Você não vira as costas à sua família, mesmo quando ela o faz."

Um comentário:

  1. Não viu esse bobagem no cinema, mas em compensação você viu um tremendo show de dança folclórica polonesa.
    A vida sempre traz uma compensação.

    ResponderExcluir