Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Resenha Série: Os Defensores, Temporada 1, Episódio 8: The Defenders


Os Defensores vinha sendo um programa que melhorou a cada episódio após um começo algo modorrento, alcançando seu ápice por volta da metade da temporada e voltando a cair de qualidade na sequência de uma maneira tão vertiginosa que o último capítulo conseguiu ser um dos piores da temporada, um tremendo desperdício de potencial.
Os Defensores não retomou de onde Fish in the Jailhouse terminara.
Na verdade o episódio volta alguns minutos no tempo para um diálogo que não havia acontecido no episódio sete, onde os personagens em Midland Circle debatem a legitimidade de um plano que envolve destruir um arranha-céu no meio de Nova York, um ato de terrorismo doméstico, frisa Jessica Jones.
No subsolo, descobrimos que o Tentáculo queria chegar à estrutura em forma de domo selada pelos anciãos de K'un-Lun para acessar o cemitério de fósseis de dragão escondido sob Midland Circle. É através desses restos mortais que a organização sintetiza a Substância que oferece vida eterna aos seus membros. A destruição de Nova York era um mero efeito colateral geológico da remoção dos fósseis.
Enquanto Danny começa a lutar com Gao e seus capangas, os demais heróis partem em seu resgate, deixando Colleen e Claire incumbidas de plantar as cargas de demolição nos locais indicados pelo arquiteto e colocar o edifício abaixo.
Isso leva ao confronto definitivo entre Bakuto e Colleen, com participação de Claire e Misty Knight e um momento que era aguardado pelos fãs da policial dos quadrinhos, e um novo encontro entre os Defensores e o Tentáculo na caverna sob Nova York, onde eles têm uma última chance de derrotar essa organização milenar, agora sob o comando de Elektra.
Um tremendo anticlímax.
Chega a ser triste lembrar que o ponto alto da série em termos de ação foi, mesmo, a luta do grupo de vigilantes contra o Tentáculo quando os quatro se encontram pela primeira vez, e os duelos entre Luke e Danny e entre Demolidor e Danny, e que daí pra frente, as cenas de luta foram apenas mais do mesmo. Após apresentar os cinco braços do Tentáculo, a minha expectativa é que cada um daqueles sujeitos fossem ser grandes desafios individuais para os heróis, mas não, eles são um bando de lutadores meia-boca que justificam o fato de viverem escondidos sob o manto do anonimato, eu nem mesmo sei como foi que eles conseguiram matar os Punhos de Ferro que vieram antes de Danny.
No final das contas o grande desfecho da série foi uma panorâmica dos super-heróis espancando um bando de seguranças armados enquanto Matt enfrentava Elektra.
Sim, Charlie Cox é ótimo, Elodie Young é apaixonante, e a coreografia de luta deles não é tão ruim quanto o resto, mas continuar batendo na tecla do "ainda há bem em você", "o jogo é divertido" acaba cansando, especialmente porque já vimos isso ser explorado, e muito melhor explorado, na segunda temporada da série solo do vigilante cego.
Pra piorar, após tanto alarde, simplesmente não há consequências para o confronto, as ameaças do Tentáculo, as mortes e nem pra destruição do prédio da Midland Circle.
Tudo acaba bem, exceto para os vilões.
Após ter mostrado pontas de excelência no meio da temporada e até em episódios mais recentes, como Ashes, Ashes, Os Defensores entregou um final vazio e aborrecido, que mais pareceu uma forma de dar continuidade às séries solo dos personagens sem precisar se preocupar com os eventos da série da equipe.
Uma pena, especialmente porque, no decorrer dos oito episódios, nós vimos que esses personagens tinham uma química de grupo genuína, e funcionavam em equipe com dinâmicas interessantes.
Após oito episódios, nada mudou no universo Marvel Netflix. A série do Demolidor segue sendo a melhor do serviço com uma vantagem muito larga sobre as demais. Luke Cage, Jessica Jones e Punho de Ferro precisam comer muito arroz com feijão pra chegar ao mesmo patamar, e embora não sejam ruins, servem mais pra preencher o espaço entre uma temporada do Demo e a próxima. E a série do grupo é apenas mais uma no catálogo.
Ao menos novembro vem aí, e talvez o Justiceiro de Jon Bernthal dê uma alterada no panorama.
Enquanto isso, falta muito pra terceira temporada de Demolidor?

"-Gao... O que está acontecendo?
-O fim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário