Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Espetacular Homem-Aranha: A Segunda Vez É Ainda Melhor



Havia assistido a'O Espetacular Home-Aranha na quinta-feira. O filme funcionou pra mim, entretanto, por diversas razões que vão de distrações enquanto via o filme ao inevitável reflexo de assisti-lo comparando aos longas da trilogia dirigida por Sam Raimi, acho que posso não ter sido inteiramente justo com a visão de Mark Webb do cabeça de teia.
No sábado à noite fui rever o filme, e, prestando a devida atenção, e já sem o impacto da novidade, adivinhem?
O filme melhora, e muito!
Não que os defeitos desapareçam, não, de forma alguma, eles ainda existem, e ainda são visíveis, mas se tornam mais palatáveis, compreensíveis e até inofensivos.
Eu evito ler as críticas antes de ver o filme e antes de escrever as resenhas da Casa do Capita, abro precedentes justamente aos filmes que me deixam mais ansioso, como Vingadores, Homem-Aranha e o Batman, mas ainda assim, evito os reviews completos, prefiro ficar na zona das primeiras impressões e outros textos mais sucintos. Quando vi as críticas de O Espetacular Homem-Aranha na sexta-feira percebi que a maioria dos especialistas gostaram, Ana Maria Bahiana, Luiz Carlos Mertem e Roberto Sadovski curtiram o filme do teioso, mas alguns nerds ressentidos, tanto fãs quanto críticos, picharam bonito o longa. Mas será que todas as queixas procedem?

O texto a seguir não é recomendado a quem ainda não assistiu o filme ou não gosta de spoilers, então, siga por sua conta e risco.


Ainda aqui? Beleza, então:

Origem.
O peso dado aos pais de Peter no roteiro de James Vanderbilt não incomoda, não removeu nada da importância de tio Ben e tia May na criação de Peter e criou um ótimo conflito familiar entre os Parker remanescentes, além de ser um catalisador bastante sólido pra o fato de Peter se enfiar em um laboratório de última geração.
A ideia de a origem de Peter como o Homem-Aranha estar ligada de maneira mais direta aos experimentos de Richard Parker não apareceram no filme (Ainda bem), de modo que a única queixa pode ser o fato de Peter ser picado na nuca e não na mão pela aranha fatídica.
Não existe o deslumbramento do filme de 2002 nas cenas em que Peter descobre seus super-poderes, mas isso não é um defeito, as cenas mostradas pra esse fim são muito boas e servem bem à trama.
Confesso que senti falta da clássica frase que diz que grandes poderes trazem grandes responsabilidades, mas o conceito está lá, embutido na fala de tio Ben de que Richard Parker acreditava que se uma pessoa tem alguma habilidade ela tem a obrigação moral de usá-la em prol de todos.
Senti falta, também como fã de quadrinhos, da sequência da Luta Livre, aliás, fica aqui minha grande queixa com relação à origem do personagem n'O Espetacular Homem-Aranha, pra mim era parte intrínseca da origem do personagem o fato de Peter, como qualquer jovem pobre normal, querer lucrar com seus poderes recém descobertos.

Gwen Stacy.
O fato de Gwen ser apresentada como uma "rival intelectual" a Peter não me causou nenhuma estranheza, aliás, a senhorita Stacy ser mostrada como uma loura burra sim, seria estranho. Nos quadrinhos a loirinha era uma menina muito inteligente e colega de Peter na faculdade. A crítica do Omelete a classifica como "Uma super-estagiária", ora, como assim, super-estagiária? Ao que parece a função da guria era guiar visitas pela Oscorp, e ela tinha um crachá que dava acesso ao laboratório do Connors, isso lá é ser "super"?
Se alguma coisa na encarnação dela do filme pode causar estranhamento é o fato de ela ter aquele mundaréu de irmãos e sua mãe ainda estar viva. Quanto à sua posição nas indústrias Oscorp, como estagiária do doutor Connors, isso não é nenhum absurdo, e inclusive foi uma ideia retirada do (ótimo) desenho animado Spectacular Spider-Man, e funciona.
Confesso que não me agradou o fato de ela conhecer a identidade secreta de Peter, mas isso pode trazer desdobramentos interessantes no futuro, além do mais, ajuda a estabelecer que Peter é o Homem-Aranha, sua namorada é namorada do Aranha, ao contrário de Lois Lane ou Rachel Dawes, que podem ser interesse romântico apenas de um dos lados da persona de seus heróis. E ainda rendeu umas cenas bem maneiras dos dois juntos no plano dramático sem ser melado como o romance Mary Jane/Peter Parker da trilogia anterior.

Capitão George Stacy
O capitão Stacy de um inspirado Dennis Leary não é o velhinho de cabelos brancos e personalidade camarada que acreditava na inocência do Homem-Aranha como víamos nos quadrinhos.
O capitão Stacy de O Espetacular Homem-Aranha é um policial linha-dura, ainda na ativa, e disposto a tirar das ruas tanto o monstruoso Lagarto quanto o vigilante mascarado conhecido como Homem-Aranha. Entretanto, ao descobrir a identidade secreta do escalador de paredes ele percebe a importância que o herói terá no futuro, e torna-se, ainda que brevemente, seu aliado.
A cena de sua morte, pedindo que Peter fique longe de Gwen, é outra com a maior cara dos gibis, reinterpretando o pedido que o personagem faz ao herói no quadrinho.

O Lagarto.
Mesmo com a ótima caracterização de Rhis Ifans ouvi reclamações de que a família Connors não aparece ou é mencionada no filme. Não é inteiramente verdade.
Curt usa sua aliança de casamento na mão esquerda, então, ele é ou foi casado, apenas não fazia diferença pra trama do filme mostrar sua esposa e filho, conteúdo que pode ser explorado no futuro, já que, diferente de Sam Raimi, Mark Webb não matou seu vilão no fim do longa.
Martha e Billy Connors não foram descartados pela produção, apenas não deram as caras, talvez estivessem em férias, talvez a obsessão de Curt com suas experiências pra Oscorp o tivessem afastado da família, vai saber.
O visual do personagem quando transformado em monstro ficou ótimo, emulando de maneira bruta o visual do personagem nos quadrinhos desenhados por Steve Ditko e John Romita Sr.
Vou me esforçar pra não chamar de imbecil quem se queixou do fato de o Lagarto, alter ego escamoso de Connors, falar e tramar. O personagem É assim nos quadrinhos. Uma monstruosidade reptiliana imbuída de todo o conhecimento científico de Connors. O plano dele de transformar a população de Nova York em lagartos é a cara dos gibis de Stan Lee, Roy Thomas e outros dos roteiristas dos anos sessenta. O Lagarto só se transformou em uma besta selvagem nos anos noventa, na mini-série Tormento, onde, aliás, o Homem-Aranha estranha o fato de o Lagarto não falar.

Peter Parker, jovem descolado.
Porque Peter consegue se equilibrar em cima de um skate e usa lentes de contato ao invés de óculos. Isso faz dele descolado? Que bobagem.
O Peter Parker interpretado com maestria de cavaleiro jedi por Andrew Garfield continua sendo um nerd azarado e sem jeito com as meninas. Ele é genial, inseguro e introspectivo, apenas não é um completo imbecil como Tobey Maguire o interpretou no longa de 2002. É algo vingativo como era o personagem dos quadrinhos, apenas tem mais presença de espírito, mais espinha e é menos desajeitado.
Mas descolado?
Não, definitivamente ele não é "descolado".

Máscara, uniforme, equipamento...
A máscara surge no filme inspirada pela luta livre, sim, mas de maneira bem mais discreta e em um contexto diferente. Além do mais, responde à uma função prática: O anonimato de que o personagem necessita para caçar o assassino de Ben Parker sem colocar sua identidade civil em risco.
O uniforme também tem uma função específica, otimizar os saltos do personagem com as teias ao reduzir a resistência do ar como acontece com atletas de diversos esportes.
As teias são um capítulo a parte. Aparentemente James Cameron e Sam Raimi convenceram o mundo de que era impossível um jovem estudante do secundário elaborar o fluído de teia porque a 3M ainda não havia pensado em nada semelhante (Pra mim sempre pareceu que o fluído de teia poderia ser um sucesso comercial se não se dissolvesse após uma hora, não entendo como ninguém nunca explorou a ideia de que Peter estava pensando no fluido como um adesivo permanente que não funcionava direito.).
De qualquer forma, no longa de Mark Webb Peter compra seu fluído de teia da Oscorp, um produto chamado biocabo, mas desenvolve o sistema de lançamento de teias por conta própria, o que já é um avanço.

A Trama.
Vi muita gente criticar a quantidade de coincidências fortuitas presentes no longa, a principal é Gwen, colega de Peter, trabalhar na Oscorp, onde também trabalha Curtis Connors, ex-colega de Richard Parker.
De fato, tremenda coincidência, mas é tão improvável? Se Gwen é uma cientista em potencial, não seria natural que ela tentasse uma vaga de estágio na grande empresa do ramo de Nova York? Eu não vejo isso como um problema ou uma forçação de barra maior do que Peter ser melhor amigo de Harry Osborn, filho de Norman Osborn, dono das indústrias Oscorp e futuro Duende Verde.
Outra recriminação ao roteiro diz respeito ao fato de não haver um desfecho à linha narrativa de Peter procurando pelo assassino do tio Ben. Ora, essa linha narrativa não precisa de desfecho. Peter simplesmente percebe, após a conversa com George Stacy e o incidente da ponte, que tem responsabilidades muito maiores do que vingança. Não existe necessidade de um desfecho àquela linha narrativa pro desenvolvimento do personagem, o abandono dela, na verdade, é que mostra o amadurecimento de Peter.
O sumiço do doutor Ratha (Irffan Khan, que eu estava esperando perguntar pro Peter se ele sabia quem estava na nota de mil rupias), sim, pode ser um evento que cause algum desconforto, mas se o personagem desapareceu pra sumir com a bazófia da predisposição genética (A possibilidade de que Peter se tornou o Homem-Aranha por causa de experimentos de seu pai.), seu sumiço é bem vindo.

A cena pós-créditos.
Não gostei da cena pós créditos. Achei ela extremamente genérica, apenas como um aviso de "Ei, vai ter outro, OK?", entretanto, o fato de a tal cena não revelar muita coisa exceto que existe uma "verdade" sobre seus pais que Peter ainda não descobriu dá aos produtores e roteiristas carta branca pra pesar o que funcionou e o que não funcionou nesse primeiro longa e saber o que se pode limar e o que deve permanecer pra futuras sequências.
E que elas não demorem.

3 comentários:

  1. Cara o que você escreveu e pura verdade vc concegiu perceber tudo no filme. Eu mais do que ninguem entendi tudo o que aconteceu tambem pois claro sou um nerd não queria ser mais sou.Piter aje como os nerds revoltados porque não tem respeito ou não são entendidos o jeito como ele daixa o bandido passar e muito realista sem precisar dele ter qui lutar pra ganhar dinheiro
    a roupa muito real,ele pesquisando,os biocabos,aconstrução dos lançadores muito realista mesmo. Os primeiros filmes foram bom o roteiro,trinha sonora,so que era mais pra ficção
    a roupa não era relista parecia que ele tinha comprado se pelo menos ele tivesse ganhado ele no torneio iria ficar mais real e o fato dele produzir teias tambem não e tão real não e impocivel ,mais porque que ela e produsida no pulso? sendo que aranhas produzem teias por outro lugar isso tinha que ser explicado.É ja falei dimais cara a usa visão sobre o file foi fooooooda muito legal fique co Deus se quiser batemr um papo e ovir milhas teorias sore quela quer filme meu msn Railson_xbox@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. CARA, TUDO ISSO QUE VC FALOU E PURA VERDADE,SÓ MUITOS NERDS FICAM AI FALANDO QUE PREFERIA O OUTRO E MUITO MAIS,SÓ QUE ESSE NOVO FILME E MUITO MAIS REALITA QUE OS OUTROS.PORQUE?

    ROUPA:A DOS PRIMEIRO FILME A ROUPA ERA BONITA,SO QUE PARECIA QUE ELE TINHA COMPRADO,E NEM MOSTROU E FAZENDO ELA QUE TECIDO ELI USOU OU O PORQUE DAS LENTES BRACAS OU SINZAS.NO NOVO FILME MOSTRA PITER PESQUISANDO TECIDOS QUE FACILITAM NA MOVIMENTAÇÃO E NA AERODINAMICA,MOSTRA ELE COLOCADO AS LETES DE OCULOS NA MASCARA, OU SEJA MOSTRA COMO ELE FES O TRAJE.

    TEIAS: NO PRIMEIRO FILME ELE PRODUZ A TEIA UM VIADO UM AMIGO MEU QUE NÃO ENTENDE NADA DE FILME DE HEROI QUE TRABALHA NA RELIDADE DISSE "HA NÃO GOSTEI IA SER MASSA SE ELE PROPRIO PRODUZISSE " EU DISSE 'MAIS COMO AS ARANHAS RPODUZEM TEIAS ROR OUTRO LUGA NESTE FILME TEM MAIS LEALISMO".
    O FATO DE PRODUZIR TEIAS NO CORPO NÃO E IMPOSIVEL, SE CIENTISTAS CRIARAM U CAMUNDOGO QUE BRINHA UMA RÃM TRANSPARETE COLOCANDO GENSES DE AGUA VIVA UM UMANO PRODUSIR TEIAS PODE SER POSSIVEL TAMBEM COM O CONHECIMENTO QUE SE TEM HOJE,MAIS O QUE INTRIGA É PORQUE QUE ELE TEM QUE SOLTAR PELO PULSO ?
    O DO NOVO FILME ELE NÃO PRODUZ O FLUIDO, O QUE DEIXA AINDA MAIS RELISTA POS A OSCORP É QUEM CRIA ESTA TEIA ATRAVES DE ARANHAS GENETICAMENTE MODIFICADAS, O RUIM E QUE MUITOS PODEM TER TAMBEM E SO COMPRAR MAIS ACHO QUE DEVE SER MUITO CARO OU ÑAO.

    MORTE, CULPA,VINGANÇA:

    ABRIGA DELE COM O TIO NO PRIMEIO FILME FOI BEM REAL ,EU FALARIA AQUILO COM MEU TIO POIS NÃO SOU NENHUM SANTO,A LUTA DELE NO RINGUE ,E DEPOIS O CARA NÃO O PAGAR PELA LUTA E POR VINGANÇA DEIXA O LADÃO ESCAPAR E MUITO REAL ,DEPOIS A DESCOBERTA DO ASSASSINATO DO TIO E A PERSEGUIÇÃO E MUITO LEGAL,A FORMA COMO ELE VAI APRENDENDO A SE BALANÇAR PELA CIDADE MUITO BOA, MAIS PREFIRO A DO ESPETACULAR HOMEN ARANHA ,PORQUE E MAIS SIMPLES,O FATO DO TIO DAR UMA DURA NELE POR COUSA DO HORARIO E POR NÃO TER IDO PEGAR A TIA MAY EM UM LUGAR QUE EU ESQUECI,E MUITO REAL COM A VIDA DE MUITOS ADOLECENTES,E DEPOIS O FATO DELE RESPODER O TIO TORNA MAIS PARECIDO COM A JENTE, NO MERCADO QUANDO O CARA NÃO O DIXA LEVAR O LEITE POR CAUSA DE DOIS CENTAVOS E DEPOIS CAÇOA DELE PARECE COM A VIDA QUE VIVEMOS E DEPOIS O ROUBO E O JETO DO CARA PEDIR AJUDA ELE REPODER DA MESMA FORAMA QUE O CARA RESPONDEU AO CAÇOALO E DEIXAR O LADRÃO FUGIR E PURO RELISMO, ACHO QUE FOI MAIS REALISTA HORIGEM DO ARANHA ATE O MODO COMO ELE DESCOBRE OS PODERES.CARA TUDO QUE VC ESCREVEU E MUITO VERDE SE QUEISER COVERSAR SOBRE FILME ME ADD MSN RAILSON_XBOX@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  3. Assim, sou bem leigo nas criticas, mas pensando bem, referente a picada que o novo Peter leva na coluna faz muito mais sentido, já que de uma forma clínica a coluna transmite os pulsos nervosos do cérebro para os membros, lhe daria a capacidade de ter seu estimulo mas acelerado. Também acho que no primeiro filme o maior erro foi que o 1° Peter, lançava as teias de seu pulso, porem sabemos que se fossemos seguir a risca, a teia deveria sair de seu abdômen, e o atual criou o lançador, agora vamos ver se na trilogia o atual também sofre uma metamorfose parcial. abraço!

    ResponderExcluir