Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de julho de 2012

Teorias


A Beatriz, bonita, altona, magra, cabelos loiros escorridos por cima dos ombros, olhos castanho-claros sorriso bonito, boca bonita, toda bonita, andava sempre alinhada, com roupas cuidadosamente escolhidas, cheirosíssima com seus perfumes da Dior e da Nina Ricci, aos trinta anos achava que não tinha problema se embonecar pois já passara da idade de ser taxada de patricinha, mas, como ninguém lhe dava seus trinta anos, ainda convivia com esse rótulo.
A Beatriz, vestindo um casaco longo de couro caramelo, botas e bolsa combinando, calças jeans e uma camisa branca de seda entrou tão aos solavancos na casa da Valquíria que parecia o Cosmo Krammer entrando no apartamento do Jerry Seinfeld. Nem deu tempo de a Val dar "oi", foi logo espichando o braço com a mão direita virada pra baixo e mostrando pra amiga enquanto dizia:
-Ai, Valquíria. Valquíria do céu, o Benito me deu um anel...
A Valquíria, muito branquinha, cabelo preto curto, óculos de grau, usando um short de algodão e uma camiseta larga estampada com o Mickey, maior pinta de geek, e considerada geek por todo mundo, sorriu enquanto examinava o anel e perguntava sorrindo:
-O quê? Aquele lesado do Benito te pediu em noivado?
-Não! - Bradou, fazendo voz de choro a Beatriz - Ele não me pediu em noivado, nem em casamento nem em nada! O desgraçado me deu esse anel de presente de aniversário de namoro...
-Que bonitinho. - Interrompeu a Val.
-Bonitinho é o cacete, Valquíria. Bonitinho é o cacete. - Ralhou a Beatriz.
-Bom... Dependendo... -Riu, maliciosa a Val.
-Ah, calaboca. - Suspirou a Beatriz caindo sentada em cima de um pufe cor de rosa.
-Mas por que esse drama todo, guria? E daí que o Benito te deu um anel de presente de aniversário? O anel é bonito, a tua cara, na verdade. - Perguntou Valquíria, sentando do lado da amiga com os joelhos juntos e pousando a mão sobre o joelho de Beatriz enquanto observava atenta ao anel na mão da amiga.
-E daí? E daí? Ai, Valquíria, não me admira que tu continue solteira com esses teus filmes esquisitos e livros doidos, viu? O que um homem faz quando pede uma mulher em casamento, criatura?
A Valquíria pensou brevemente e então disse como quem pergunta:
-Se ajoelha, pergunta se ela aceita e coisa e tal?
A Beatriz suspirou:
-Não, guria, ele oferece um anel.
-Para a todos governar... - Sussurrou Valquíria, olhando pra longe.
-Ah, fala sério, Val... - Protestou Beatriz.
-Tá, desculpa. Bom, ele te ofereceu o anel, só não foi o de noivado, ainda.
-Não, Valquíria, tu não sabe como é que os homens funcionam, criaturinha... O Benito não vai me oferecer anel de noivado.
-Não? - Inquiriu a Val, surpresa.
-Não. Homem que vai dar anel de noivado não fica ensaiando antes. Não com outros anéis comuns. Homem que quer dar anel de noivado esconde o jogo até o último instante e aí: PIMBA! - Explicou Beatriz, ilustrando o "pimba" com as costas da mão esquerda batendo bem forte na palma da mão direita.
-Pimba? - Perguntou, insegura, a Valquíria.
-É... Mas depois dessa tô vendo que com o Benito, "pimba" nunca vai acontecer. Isso mesmo, amiga, tô condenada à uma vida sem pimba se continuar com o Benito. - Lamentou Beatriz.
-Tá, mas... O que tu vai fazer? Terminar com ele? Vocês se são tão bem... - Replicou Val.
-Mas o que eu vou fazer, Val? Eu quero me casar, ter filhos, ser uma feliz dona de casa... Tu não ia entender... De qualquer jeito, é assim que as coisas são. Vou ter que terminar com o Benito. Mas... Sei lá. Tipo, semana que vem, pra não terminar em cima do presente, né? Ai, tô indo lá, amiga, me liga, viu? - A Beatriz se despediu saindo dramaticamente como havia entrado.
-Tá bem, tchau, e juízo, viu? - Despediu-se Val, usando a despedida padrão de seu avô.
Ao fechar a porta pra amiga se perguntou como duas pessoas tão diferentes podiam ser amigas, e concatenou que provavelmente era justamente pra uma poder vivenciar, ainda que a uma distância segura, experiências que jamais vivenciaria em primeira-pessoa. Não pode deixar de pensar no tamanho da bobagem que achava todo aquele drama que a amiga havia engendrado, e a iniciativa de romper a relação com o Benito, que era um tremendo mala, mas havia sido feito sob medida pra Beatriz.
Sentou-se no seu sofá com suas pantufas do Tom e Jerry e riu da teoria doida e sem fundamento que a amiga havia bolado pra o lance dos anéis, mas mesmo achando a teoria doida e sem fundamento, sorriu com certo alívio ao lembrar que, em termos de jóias, semi-jóias e adornos, do amor de sua vida, ganhara um par de brincos, mas nenhum anel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário