Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Não Se Vá, Homem-Aranha


A Sony pictures, detentora dos direitos do Homem-Aranha no cinema, parece ter perdido de vez a mão com relação aos filmes do herói.
Após refazer O Espetacular Homem-Aranha, removendo Mary Jane (Shailene Woodley) da história, cortando parte considerável da participação de Felícia Hardy (Felicity Jones), e obrigando Mark Web a praticamente refazer o filme na edição, a empresa que já havia demonstrado sua falta de tato ao pesar a mão no trágico Homem-Aranha 3 quando forçou Sam Raimi a incluir o Venom no filme, e o demitiu durante a pré-produção de Homem-Aranha 4, quando o cineasta relutava em acrescentar o Carnificina à trama admitiu não saber o que fazer com a franquia.
Ou, pelo menos é o que ficou implícito após alguns rumores darem conta de que o filme derivado do Sexteto Sinistro, que seria uma prévia a O Espetacular Homem-Aranha 3, poderia tornar-se um novo filme de origem, onde um novo Homem-Aranha uniria forças aos vilões para enfrentar uma ameaça ainda maior.
Ou seja, a Sony gostaria de pegar o que é seu grande acerto com o reboot, a escalação de Andrew Garfield no papel principal, e jogar isso no lixo em nome de um reinício da série.
Francamente... Por mais que eu goste da ideia de o Homem-Aranha reverter de volta à Marvel, e entender que a melhor maneira de isso vir a acontecer fosse com a Sony acabando com o personagem nos cinemas como a Universal fez com o Hulk e a Fox com o Demolidor, acho um desperdício o que a Sony ameaça fazer com o cabeça de teia.
Ao invés de aproveitar a resolução dos problemas mais indigestos de O Espetacular Homem-Aranha em O Espetacular Homem-Aranha 2, que termina acenando praticamente com uma tela em branco para o personagem, e dar sequência à ótima encarnação de Andrew Garfield no papel de Peter Parker/Homem-Aranha, que esmerilhou a interpretação autista de Maguire quando usou o uniforme colante, o estúdio vai jogar tudo pra cima e fazer um re-reboot para tentar capitalizar mais uns trocados com o sobrinho preferido da tia May, chupando até a última gota possível da popularidade do herói, para então engavetá-lo por um tempo ao primeiro sinal de prejuízo, e deixá-lo guardado até que a Marvel possa resgatá-lo e, quem sabe, aproveitá-lo em um dos filmes da fase 5 ou 6 do estúdio de Os Vingadores...
Claro, estou conjecturando à distância com base unicamente em um rumor qualquer da internet, mas a verdade é que após todas as metidas de pés pelas mãos do estúdio, com a resposta morna da crítica e com a legião de haters que, antes mesmo de ver o filme, já elencava dezenas de razões para odiá-lo (com todas sendo apenas camuflagem para o desespero de um inexplicável fã-clube de Maguire) foi praticamente um milagre que O Espetacular Homem-Aranha 2 fosse um filme tão capaz de dialogar com os fãs do personagem (e capaz de ultrapassar os 700 milhões de dólares só em bilheterias), e isso se deve, em grande parte, a Andrew Garfield, um ator que ama e entende o personagem, e sua pegada precisa na hora de viver o herói mais famoso da Marvel. E, como fã do Homem-Aranha, me dói um pouco ver isso ser jogado pela janela.
A Sony poderia tentar lembrar que, grandes poderes trazem grandes responsabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário