Pesquisar este blog

sábado, 18 de outubro de 2014

Resenha DVD: Chef


Eu sempre gostei dos filmes do Jon Favreau como diretor. Se Crime Desorganizado era apenas OK, Um Duende em Nova York é, fácil, meu filme natalino preferido junto com O Grinch. Logo depois ele faria Zathura - Uma Aventura Espacial, um filme surpreendentemente bacana considerando que era uma "continuação espacial" de Jumanji, e depois Homem de Ferro, talvez o filme que ajudou a Marvel a reger com mão de ferro o mundo dos super-heróis no cinema.
Parecia uma grande carreira surgindo.
Homem de Ferro 2 não resiste muito bem a duas ou três assistidas, mas ainda assim, foi um tremendo hit e faturou uma nota, e aí veio o grande tombo de Favreau: Cowboys & Aliens.
O faroeste Sci-fi que parecia sonho de nerd realizado e que tinha tudo pra ser duas horas de diversão ao melhor estilo matiné acabou sendo um filme chato pra doer, não deu a resposta que se esperava na bilheteria e deixou a impressão de que, talvez, Favreau não fosse essa Coca-Cola toda.
O diretor foi produzir e atuar em Homem de Ferro 3, dirigiu alguns episódios de séries como The Office e o piloto da versão televisiva de Um Grande Garoto, e, resolveu dar uma escapulida dos filmes de efeitos visuais e grandes orçamentos e escrever, dirigir e estrelar um road movie culinário, o Chef, que eu tive vontade de assistir no cinema um ou dois meses atrás, mas acabei achando em DVD na locadora, ontem.
No filme Favreau é Carl Casper, chef de cozinha em um bem sucedido restaurante em Los Angeles. A despeito de amar o que faz, Carl não está inteiramente satisfeito com sua vida.
Ele abriu mão da criatividade em nome da segurança, trabalhando no mesmo cardápio ao longo de uma década conforme a comida de sempre garante o sucesso financeiro de seu patrão, o restauranteur Riva (Dustin Hoffman).
Não bastasse isso, Carl separou-se da esposa Inez (Sofia Vergara), uma bem sucedida promotora de eventos e tem tido cada vez menos contato com o filho Percy (Emjay Anthony), que está numa idade em que anseia pela atenção do pai ausente, de modo que o trabalho na cozinha que divide com os amigos Martin (John Leguizamo) e Tony (Bobby Cannavale), além de sua cúmplice relação com a recepcionista Molly (Scarlett Johansson), têm sido a sua menina dos olhos.
Quando o restaurante de Carl vai receber a visita do famoso crítico gastronômico Ramsey Michel (Oliver Platt), Carl se empolga na confecção de um novo menu, mas é dissuadido por Riva, que o faz cozinhar as coisas de sempre.
O resultado é uma crítica dura que logo escalona para uma guerra de insultos via Twitter, e um desafio de Casper à Michel que termina com o chef demitido e incapaz de encontrar um novo emprego.
Financeiramente quebrado e com sua carreira arruinada, Carl decide aceitar o conselho pouco ortodoxo da ex-esposa, e investir seu tempo em um "food truck", um restaurante móvel onde ele poderá reencontrar o prazer de cozinhar.
Carl viaja com a ex-esposa e o filho para Miami, e lá, através de Marvin (ponta de um hilário Robert Downey Jr.), o ex-marido de Inez, Carl consegue o veículo (quase) perfeito para a empreitada, e com a ajuda do filho e de Martin, coloca seu sonho na estrada redescobrindo, não apenas o prazer de cozinhar, mas também o prazer de estar com sua família.
Longe de ser um filme perfeito, Chef é uma experiência divertida.
Embora sofra de alguns problemas de desenvolvimento (como a confusa relação de Carl com a ex-esposa, por exemplo), Chef dá seu recado de maneira leve e saborosa.
Apostando certo no clima de road movie, sem descambar pro piegas ao explorar a relação de Carl com o filho, nem deixando que presença de astros e estrelas em papéis pequenos deixasse o longa com cara de "ação entre amigos", Favreau cria um filme gostoso de assistir, e que passa rápido em seus 115 minutos onde equilibra momentos tocantes e algumas gargalhadas sinceras, ingredientes que funcionam em qualquer menu.
Vale demais a locação.

"Que tal se eu te cozinhar alguma coisa?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário