Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Resenha Game: FIFA 10



Yeah, Baby! Já diria Austin Powers. Saiu FIFA 10, nova versão do glorioso simulador de futebol da EA Sports que permite a gamers do mundo todo tornarem-se profissas da pelota por algumas horas todo dia.
Eu sou jogador de video-games desde os dez anos de idade, e virei um aficionado por games do esporte bretão em meados dos anos noventa quando joguei o primeiro International Superstar Soccer pro Super Nintendo. Os games da Konami seguiram sendo minha paixão na fase do Nintendo 64, quando a versão de 64 bits fez a minha alegria com bonecos gigantes correndo pela tela, emoção que seguiu com International Superstar Soccer 98, o mais alto e glorioso ponto de games de futebol pra mim, até hoje tenho o cartucho com Valderrama na capa, nem a versão 2000 do mesmo jogo superava a 98, em minha opinião.
Foi então que, na fase do Nintendo Game-Cube, a tragédia se abateu sobre mim. Os games da Konami não eram lançados no Brasil, o que me impediria de seguir minha carreira nos campos digitais, relegando-me aos encontrões e caneladas nada virtuais das quadras de cimento do parque Marinha do Brasil...
Eu ficaria órfão de games futebolísticos. Estava me conformando a ideia de deixar pra trás a minha carreira de jogador eletrônico de bola quando meu irmão e eu, em um momento de estravagância e crise de abstinência de nossos confrontos épicos decidimos ousar:
Compraríamos FIFA 2002. Sim, FIFA, a série meio sem-graça da EA, que tinha de bom os nomes verdadeiros de clubes e atletas do mundo, mas mostrava jogadores pequenos, movimentação estranha... Enfim, não agradava, mas havia de ser melhor do que nada.
A versão 2003 não era perfeita, longe disso. Tinha lá seus defeitos, mas era um game que buscava o realismo, porém era muito diferente do que eu me habituara. Tirei o Nintendo 64 do estaleiro só pra jogar ISS 98. Ás vezes jogava FIFA, mas só ás vezes. Em 2004, comprei a versão atualizada do game da EA, estava melhor. Abandonei o ISS 98 e descobri o prazer do simulador de futebol da EA, que seguia melhorando, opções como o modo Ménager, que permitia dirigir o time ao estilo dos cartolas europeus, progressão dos jogadores... Viciei. Havia superado a abstinência dos games da Konami e me tornado um FIFistA de carteirinha. Segui com o game nas versões 2006 e 2007, ano em que comprei um Nintendo Wii e descobri, estarrecido, que a versão de FIFA pro console não oferecia as opções que eu tanto adorava no game. Fui, então, forçado á mandar meu orçamento lá pra casa do Capita e comprar um Playstation 3. Gasto salgado, mas que garantiu a minha felicidade com as versões 2008 e 2009 de FIFA, e agora, a 2010.
Jogaço, os gráficos são um disparate (Normal em se tratando de games em alta definição.), opções de jogo seguem maneiríssimas, com o ménager e o Be a Pro, em que o player é um único jogador no campo, a movimentação dos atletas digitais é até enjoada de tão verdadeira, a física do jogo segue á risca as regras do nosso mundo, a tática faz uma diferença danada, um passe errado, um jogador fora de lugar e a sua defesa pode ir pro espaço. Ainda estou pegando o jeito, treinando meu Inter do coração (Aliás, vários times brasileiros estão sem licença nessa versão do jogo, Inter, grêmio, Corinthians, Fluminense, Goiás, Avaí, o que tira um pouco da graça de jogar o Brasileirão, tá mais do que na hora de termos uma Liga Brasileira e acabar com essa bagunça.), mas em breve estarei dominando o game e fazendo partidas épicas na versão on-line contra outros fanáticos ao redor do mundo.
"Pimba na gorduchinha!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário