Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Top 10 Cinema: Adaptações de quadrinhos.

Hoje estava conversando com um amigo á respeito de adaptações e quadrinhos para o cinema, o novo filão descoberto pelos executivos de Hollywood que agarraram com brilho nos olhos, essa fonte quase inesgotável de idéias para fazer filmes. Rapidamente fizemos uma lista de dez filmes que considerávamos os melhores, a minha ficou assim:
10-Superman – O Filme (1978) - Christopher Reeve, com a direção mais que segura de Richard Donner e a fanfarra que gruda na cabeça de John Williams convence o mundo de que o homem pode voar.

9-O Corvo – Brendon Lee morreu durante as gravações do longa do bom diretor Alex Proyas, menos mal que foi fazendo um filme excelente, que captura com maestria o clima pesado dos gibis de James O’Barr, e mostra um protagonista frágil e indestrutível na mesma medida.

8-Blade II – O primeiro filme havia sido legal, tinha até a memorável seqüência na danceteria, onde Blade matava trocentos vampiros, era OK, mas foi com Guillermo DelToro que Blade ganhou seu grande filme, enfrentando vampiros geneticamente alterados em um filme que misturou ação, terror gore e humor na dosagem que o personagem pedia.

7-Batman Begins – “Mais uma origem de Batman...”, pensaram alguns, “Tomara que essa seja boa.” suplicaram os fãs. E foi, Christopher Nolan encontrou o tom do filme e Christian Bale deu á Bruce Wayne/Batman o espectro de personalidades que o personagem sempre mereceu.

6-X-2: X-Men united – No segundo filme da franquia dos mutantes da Marvel um Bryan Singer mais confortável fez o grande filme de super-grupos do cinema. Ainda centrando fogo no favorito da maioria Wolverine, e á despeito de sumir com o Ciclope em grande parte da projeção, Singer equilibrou a grande quantidade de heróis, vilões e coadjuvantes em uma história empolgante e que nos mantém ansiosos até que subam os créditos.

5-Homem-Aranha – James Cameron tentou, David Fyncher queria, mas foi Sam Raimi quem contou a fábula sobre poder e responsabilidade que transformou o tímido nerd Peter Parker em um dos heróis mais carismáticos do mundo. Mostrando ser fã da fonte original, Raimi manteve os elementos essenciais da trama de 1962, e com a roupagem do cinema do século 21 entregou um sonho de fã.

4-Homem-de-Ferro – Vamos ser francos, ninguém é fã do Homem-de-Ferro, pouca gente sabe quem é Tony Stark, mas Jon Favreau e Robert Downey Jr. Se uniram e transformaram o herói de segundo escalão da Marvel em um tremendo filme de aventura, recheado de comédia e fiel o suficiente ao quadrinho. De quebra salvou a carreira de Downey Jr. e que venha Homem-de-Ferro 2.

3- V de Vingança – Alan Moore não gostou, mas encaremos os fatos, Moore não gosta de nada. O longa metragem de James McTeigue foi o primeiro a tratar com alguma deferência o material original de Moore, o resultado foi um filme fiel na medida certa, empolgante e bem construído, além disso, conta com ótimas atuações de um elencaço encabeçado por Natalie Portman e de Hugo Weaving.

2-Homem-Aranha 2 – O primeiro filme havia sido um triunfo, seria difícil superá-lo. Mas Sam Raimi e companhia conseguiram isso em Homem-Aranha 2, dando mais volume á tudo que funcionara na aventura anterior, os problemas de Peter Parker, os poderes do Homem-Aranha, e o carisma do vilão... Homem-Aranha e Doutor Octopus protagonizam duelos brilhantes, incluindo o que talvez seja o grande confronto de super-herói no cinema, com a luta sobre o trem. Tudo que um fã do Aranha sempre sonhou.

1-Batman - O Cavaleiro Das Trevas – O primeiro filme foi muito bom, mas não era um triunfo como Homem-Aranha, ou Superman de 1978. Isso mudou no segundo filme, um conto cruel e sombrio sobre um herói relutante, poucos homens bons e obstinados, e uma turba de vilões corruptos encabeçados pela nêmese do mocinho. Se a atuação de Heath Ledger no papel do palhaço do crime foi cantada aos quatro ventos, a de Aaron Eckhart no papel de Harvey Dent, e a de Christian Bale, repetindo a tríade playboy milionário/Bruce Wayne/Batman não ficam nem um pouco atrás, e sustentam uma trama intrincada, executada á perfeição, e já clássica.

Agora, tão divertido quanto listar melhores, é listar piores. E aqui segue o meu Top 10 negativo. Se você já viu alguma dessas pérolas, sabe do que estou falando.

1- Quarteto Fantástico, de Roger Corman, quem viu teve uma aula de cinema trash.

2- Liga da Justiça, aquele do Cinema em Casa, o diretor assistiu Quarteto Fantástico de Roger Corman.

3- Batman e Robin, de Joel Schumacher. Escuro? Soturno? Perturbado? Não, venha pra Gotham, aqui até as pichações das paredes são de néon, e o Batman é um sujeito agradável e brincalhão que não sai da caverna sem o Bat-Cartão de Crédito.

4-Homem-Coisa: A Natureza do Medo, que ninguém viu, mas também, nem precisa, a gente olha alguns minutos e saca que o filme é muito ruim.

5-Elektra, de Rob Bowman, que a maioria preferia não ter visto, até por que tinha tudo pra dar certo, a Jennifer Gardner é um Elektra bem maneira e gostosa, e a premissa devia ser simples, Elektra mata ninjas em lutas bem coreografadas. Mas não, a assassina tem que ter crise de consciência e desenvolve um instinto maternal.

6-Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, de Tim Story, que pegou um tema pesado como o fim dos tempos e transformou em comédia alegrinha pra toda a família, e pegou o temível e cerebral Doutor Destino e transformou-o em um vilão físico e babaca.

7-Motoqueiro Fantasma, de Mark Steven Johnson, que transformou o tenebroso motoqueiro em herói da matinê, e o bom Nicolas Cage em palhaço.

8-Superman 3, onde a ópera emocionante de Superman e o ritmo ágil de Superman II são mandados lá pra casa do Capita, e o Super é coadjuvante de Richard Pryor.

9-Justiceiro, com Dolph Lundgren, onde o Justiceiro luta karatê e é amigo das criancinhas.

10-Hulk, de Ang Lee. Hulk esmaga... ria, se não passasse o filme todo flutuando feito um balão com sua expressão leve de garoto assustado. Poodle Hulk? Vá dirigir cowboys gays, Ang Lee.
Concorda, discorda, comente, critique, faça a sua lista, ou apenas me mande pra casa do Capita.

"Lembrai, lembrai, do cinco de novembro, da traição da pólvora e do ardil, não vejo razão para esquecer uma traição de pólvora tão vil..."

3 comentários:

  1. A trilogia O Senhor dos Anéis não está na lista em primeiro lugar. Vou entender que ela é uma categoria à parte, pois é assim que eu encaro. E Gran Torino?

    ResponderExcluir
  2. Aqui só entraram adaptações de quadrinhos, Flama, se fosse uma lista geral, seria beeem diferente, eheheheh...

    ResponderExcluir