Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2016

A Era do MiMiMi


Foi ainda no domingo. Pouco após o árbitro Anderson Daronco encerrar a partida final do campeonato gaúcho entre Internacional e Juventude que coroou o Colorado, mais uma vez, campeão estadual, que começou a polêmica.
Na tradicional matada de tempo entre o fim do jogo e a entrega das taças ao campeão e vice, a rede de TV que transmite o certame enche a teça com animações, toca o hino do campeão na gaita (o que o pessoal de fora do RS chama de acordeão ou sanfona), e mostra uma imagem do mascote do clube vencedor com os dizeres "Campeão Gaúcho" do ano corrente.
Já vimos isso mil vezes.
A imagem do mascote colorado, o Saci, foi o pivô da polêmica do momento. É exatamente aquele da imagem que aparece entre o título e o texto.
Vou confessar que não gostei muito do desenho. Achei pobre em termos de qualidade de traço. É um Saci desenhado em estilo quadrinhos dos anos noventa, época em que artistas brasileiros emulavam o estilo dos comics norte-americanos com resultados que de OK não passavam, e eram algo artificiais, como se pudéssemos ver que aquele não era o modo como o desenhista teria feito sua ilustração se pudesse escolher.
Não sei quem é o responsável pela arte do Saci que surgiu na tela da TV no domingo. Tampouco conheço seu estilo, não o estou acusando de nada, apenas dizendo a impressão que o desenho me causou.
Não foi boa.
É um Saci que andou tomando bombas, whey protein e suplementação alimentar, mais ou menos como o Giuliano, ex-Inter, hoje no grêmio, e ficou excessivamente parrudo. Tem cara de cantor de grupo de pop music, e um sorriso pretensioso que não me agradaram.
Mas enfim, é uma porcaria de uma alusão gráfica de alguns segundos na TV, algo que, acreditava eu, ninguém, em sã consciência se prestaria a analisar.
Ledo e Ivo engano.
Pouco mais de duas horas após o encerramento do certame, a deputada estadual do PCdoB Manuela D'Ávila postou nas redes sociais a seguinte mensagem:


Manuela, aparentemente viu o Saci na TV, e o achou muito branco. Bom, em uma TV com brilho, contraste e saturação de imagem customizados, é possível que tenha-se tido essa impressão. O Saci que eu vi na minha TV, por exemplo, era bastante semelhante ao que ilustra a postagem.
Negro.
Quiçá mais escuro...
Não era retinto como o Saci desenhado por Ziraldo, que é tão preto que tem seus traços faciais mostrados em branco para que se enxergue, mas certamente não era o Saci branco da postagem da deputada.
Mas era tarde. A internet se inundou de gente reclamando do "whitewashing" do Saci do Inter. Nas redes sociais de quê participo, formaram-se falanges de detratores do Saci "moreninho", "pardo" ou "melanina 10%" apresentado. Algumas pessoas explicavam ter visto um Saci negro, que inclusive ficava mais negro dependendo do tipo de TV, aparentemente em TVs de tubo, dos modelos antigos, o Saci ficava "Rentería" enquanto em TVs de LED, ele ficava "Paulo Zulu", mas isso não convenceu os ofendidos, que seguiam fazendo queixas veladas ou abertas de que estavam descaracterizando o mascote Colorado, que era uma afronta às minorias, um desrespeito ao Clube do Povo e ao povo do clube.
A celeuma foi tanta que até a rede de TV que transmite o estadual e mostrou o Saci se justificou dizendo que houve um problema de concepção da imagem, que ficava muito clara em determinados televisores, mas o debate segue.
Quase quarenta e oito horas após a veiculação da imagem, após pessoas terem atestado e mostrado imagens de um Saci mais negro de algumas TVs e infinitamente mais brancos em outras, a discussão segue.
O mundo indo pro buraco e ainda tem gente brigando porque o Saci pareceu muito branco em algumas TVs.
Eu sou Colorado de quatro costados, conhecedor da História do meu time, e orgulhoso (mas não iludido) das raízes populares do meu clube do coração. Reconheço a importância de ter um mascote negro (o único mascote negro entre os grandes clubes do Brasil conforme disse Manuela D'Ávila) para o Internacional e não me agradaria ver um Saci branco da mesma forma que não me agradaria ver um Pantera Negra branco, um Othelo branco, ou um Shaft branco, meu ponto não é esse.
Meu ponto é que o Saci que desencadeou toda essa discussão não era branco.
Era negro.
Talvez não fosse preto como um tiziu, talvez não fosse tão negro quanto A, B, C ou D gostaria que fosse, mas era negro.
Aparentemente, vivemos em uma época onde é mais importante reclamar do que ter lastro para a reclamação. A queixa é a razão de ser de uma geração e uma sociedade que parece ser incapaz de resistir à polêmica vazia. Todos policiam todos, todos têm um discurso politicamente correto na ponta da língua para acusar uns aos outros mas poucos praticam tal correção. Uma autoridade política, antes mesmo de verificar a veracidade de um fato, corre pra rede social pra publicar um discurso populista pseudointelectual de modo a agradar suas bases. Vivemos em um mundo de idiotas choramingões que prestam um desserviço à cada uma das causas que julgam defender, que parecem viver encolhidos gritando "não me bate" cada vez que alguém passa por perto.
Eu gostaria imensamente de ver um quinto da disposição que as pessoas têm para recriminar os outros na internet ser direcionada à alguma atividade produtiva.
Qualquer uma.
Estudos, trabalho, luta efetiva por alguma causa além da própria... Qualquer coisa além da queixa pela queixa. Qualquer coisa lém da polêmica pela polêmica. Qualquer coisa além do mimimi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário