Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Quadrinhos: Sandman Apresenta 2: Os Caçadores de Sonhos


Ainda está pra ser escrita uma série de quadrinhos do naipe de Sandman. A criação máxima de Neil Gaiman que fez muita gente perceber que quadrinhos podiam ser muito mais do que um produto para adolescentes cheios de hormônios segue sem paralelo no mercado editorial mais de dezesseis anos após o fim da série escrita por Gaiman.
É, portanto, sempre um prazer ímpar encontrar algo novo de Gaiman, especialmente se for uma história que nos leve de volta ao Sonhar e nos dê uma oportunidade de revisitar alguns dos personagens e conceitos aos quais nos afeiçoamos ao longo de quase dez anos de histórias que transitaram entre ótimas e excepcionais.
Essa oportunidade eu tive na sexta-feira, quando, ao passar por uma livraria de que sou cliente, fui avisado pela atendente que haviam chegado "aqueles encadernados" de que eu gosto.
Confesso que, como meu estado de espírito não anda dos melhores, eu me agachei em frente à estante mais por educação do que por interesse de fato em comprar quadrinhos. Mas ao ver o título Sandman e o nome de Gaiman, foi impossível não apanhar o gibi e levá-lo comigo.
O gibi Sandman: Os Caçadores de Sonhos revisita o conto publicado originalmente em forma de livro ilustrado em 1999, e que era uma parceria de Gaiman com Yoshitaka Amano.
Nessa versão, a história ganha um quadrinho de estética mais tradicional com os desenhos de P. Craig Russell.
Na trama, passada no Japão antigo, uma raposa e um texugo fazem uma aposta conrta um monge que vive isolado em um templo obscuro. As marotas criaturas, todavia acabam esbarrando na vontade pétrea do monge, e derrotados, o deixam em paz.
O texugo parte, mas a raposa vê sugir pelo monge um amor proibido.
Ao mesmo tempo, um homem poderoso mas covarde, percebe que só poderá alcançar a felicidade se possuir algo que o monge possui. E a esses personagens soma-se Morfeus, do Sonhar, que pode também ter um papel a desempenhar nessa história.
A arte de Russell, que adaptou o texto original de Gaiman é muito boa, minimalista, anatomicamente correta, casa muito bem com o roteiro e a ambientação da história, dando um ótimo espectro de emoções aos personagens, as cores de Lovern Kindzierski são muitas, mas ainda assim, discretas, jamais carregando a arte, e a história... Bom, é uma história de Sandman escrita por Neil Gaiman e isso resume o nível de excelência que se encontrará ao folhear as páginas.
Uma linda fábula revisitando uma das mais ricas e bem construídas mitologias da história dos quadrinhos, e quiçá, da literatura, encadernada com capa dura e papel bacana no miolo, por um preço convidativo (na casa dos R$25,00), item obrigatório, embora não seja recomendado a corações partidos.

"Não sei se foi você que veio a mim ou eu que fui até você. Nem se foi realidade ou sonho, adormecido ou desperto.
Estou perdido nas trevas de um coração abatido. Se foi sonho ou realidade, que decidamos nesta noite."

Um comentário:

  1. ESSE EXEMPLAR DE SANDMAN E UM DOS MELHORES ADOREI A HISTORIA E A NARRATVA DE GAIMAN SEM FALAR NOS DESENHOS DE AMANO

    ResponderExcluir