Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Casa do Capita - Filme Imaginário: O Cavaleiro das Trevas

Com a notícia de que a Warner planeja transformar a sequência de O Homem de Aço em um Batman v.s. Superman, e com o anúncio da empreitada sendo feito com a leitura de um trecho do quadrinho O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, não pude deixar de imaginar como seria se a Warner resolvesse adaptar, de verdade, essa que é uma das melhores histórias do morcegão em todos os tempos, e montei aquele que provavelmente é o maior clichê dos elencos imaginários nerds.
Pra brincar direito, temos que partir do princípio de que nenhum dos envolvidos nos filmes anteriores de Batman e Superman participariam desse projeto, então, por melhores que eles sejam, nada de Christian Bale, Michael Caine, Gary Oldman, nem nada do gênero.
Bueno, como sempre, se a ideia vingar, eu quero meu crédito de produtor.

O diretor de O Cavaleiro das Trevas seria Ridley Scott, o talentoso cineasta, que manja tudo de visual, e que é mais versátil que Bombril poderia estrear no mundo dos super-heróis cinematográficos em grande estilo numa trama que tem tudo a ver com ele.
O roteiro do filme adaptaria, claro, a história original do gibi. Bruce Wayne, aposentado a mais de uma década de sua vida-dupla como o vigilante Batman, vê à distância Gotham City ser engolida pela criminalidade bestial da gangue mutante.
Durante uma noite de tempestade, porém, Wayne é tomado por um violento acesso de nostalgia, e é arrancado de sua aposentadoria pela besta alada em seu interior, jogando a ira de Batman sobre a criminalidade rasteira de Gotham ao mesmo tempo em que desperta males a muito esquecidos pela cidade.
O elenco do filme seria composto por:

Bruce Wayne/Batman


Para interpretar o Bruce Wayne sexagenário, raivoso e sardônico de O Cavaleiro das Trevas, meu escolhido foi o ex-Magnum, Tom Selleck, que apesar de ser egresso de comédias mostra na série Blue Bloods que pode ser casca-grossa quando precisa.
O ator tem a aparência, a voz e tamanho certos, com seu metro e noventa e três de altura, é aquele tipo de coroa que parece capaz de machucar alguém mesmo sem ser uma montanha de músculos igual o Stallone.
O icônico bigode do ator também poderia dar as caras no começo do filme, até Bruce raspá-lo durante uma noite de sonambulismo.


Alfred


Todo mundo sabe que o Alfred é o coadjuvante mais importante das histórias do Batman. Apesar de ser escanteado em O Cavaleiro das Trevas, o mordomo da mansão Wayne ainda tem seus grandes momentos, e as tradas sarcásticas que o tornaram célebre.
Para interpretar o Alfred de um Bruce Wayne com mais de sessenta anos, o ator deveria ter ao menos oitenta.
Max Von Sydow tem 84, e talento de sobra pra espezinhar o cavaleiro das trevas com piadinhas a respeito de senhores da terceira idade com ilusões de juventude.


Coringa


Quando o Batman retorna após anos na aposentadoria, o Coringa desperta de seu torpor catatônico numa das mais bem sacadas demonstrações da profundidade da ligação do príncipe palhaço do crime com o cruzado encapuzado.
Para dar voz e corpo ao Coringa de O Cavaleiro das Trevas, minha ideia inicial era Nicolas Cage, mas a idade estava errada. Me veio à mente, então, Jeremy Irons.
O talentoso ator inglês com sua voz rascante e silhueta magra poderia dar vida a um das mais sádicas versões do Coringa.


Duas Caras


O primeiro vilão clássico a dar problema ao Batman após o morcego sair do estaleiro é Harvey Dent, o Duas Caras. O ex-promotor público paladino da justiça que se tornou um psicopata obcecado por dualidade após ter metade de seu rosto desfigurada por ácido pira na batatinha após ter seu rosto reconstruído através de cirurgias plásticas.
Nessa adaptação, Harvey poderia ganhar o rosto de Ed Harris. O ator oscarizado que já foi caubói e astronauta está devendo um papel de vilão melhor do que o de A Rocha, e o atormentado Duas Caras cairia como uma luva.


Líder Mutante


Mais uma criatura do que um homem, o líder da gangue mutante, com seus músculos imensos e tamanho descomunal até poderia ser criado em CGI, mas queremos a crueza de combates corpo a corpo com pancadas e hematomas que doam na platéia, então, que tal colocar um ator de verdade com um pouco de maquiagem para o papel?
Conan Stevens, que foi A Montanha que Cavalga Gregor Clegane na primeira temporada de Game of Thrones ficaria perfeito no papel. Com 2,13 metros de músculos e cara de poucos amigos, o departamento de maquiagem não precisaria de muito trabalho para torná-lo aterrorizante.


Carrie Kelley/Robin


A primeira Robin menina dos quadrinhos, Carrie Kelley é só uma pentelha, filha de dois maconheiros liberais (Frank Miller odeia liberais), que vê em Batman a figura de autoridade e paternidade que jamais encontrara antes em sua vida.
Fantasiada de Robin ela começa a fazer justiça à sua própria maneira até encontrar o Homem-Morcego e salvá-lo da morte.
A escolha óbvia para o papel era Chlöe Grace-Moretz, mas depois da Hit-Girl, a Robin seria um passo atrás. Melhor escalar uma desconhecida com potencial, como Bella Thorne.
A idade está certa, o visual, também, dá até pra vê-la de short verde e sapatinhos de Peter Pan.


Comissário James Gordon


Minha primeira escolha era Jeff Bridges, mas a idade estava errada. O intérprete precisava ser um pouco mais velho. Robert Redford, 76 anos, ganhou o papel. O ator, produtor, diretor e organizador de festivais só precisaria deixar crescer um bigodão e seria um tremendo Jim Gordon. Policial incansável, amigo de Batman e de Bruce Wayne, que, na hora em que aperta o sapato, pensa em Sarah, e torna todo o resto fácil.


Selina Kyle


A ex-Mulher-Gato, hoje uma cafetina dos ricos e famosos já foi linda, mas continua sendo uma coroa com encantos, capaz de arrancar um beijo do Batman, ou de mexer com os isntintos pervertidos do Coringa.
Sharon Stone já foi linda, mas ainda hoje é uma coroa interessante. O papel caberia bem à cruzada de pernas mais fodona do cinema.


Arqueiro Verde


O anarquista Oliver Queen, cheio de mágoas (extremamente justificadas) do Superman se tornou um velho maluco com um único pedido: "Quando chegar a hora, guarde um pedaço daquele escoteiro azulão pra mim. Pode ser pequeno.".
Quem melhor para interpretar velhos malucos do que Christopher Walken? Só de imaginá-lo disparando flechas com os dentes de ponta-cabeça numa escada de incêndio eu tenho vontade de levantar e aplaudir.


Ellen Yindel


A policial que assume o posto de James Gordon após ele ser aposentado pelo prefeito da cidade e dá ordem de prisão ao homem-morcego poderia ser vivida com folga por Jamie Lee Curtis.
A atriz que já foi gatíssima hoje é uma coroa estilosa, e que mostrou em Halloween e True Lies que aguenta um pouco de ação e correria.


Dr. Bartolomew Wolper


O psiquiatra liberal com pinta de maconheiro que garante que todos os criminosos loucos de Gotham City são vítimas do Batman poderia ser interpretado por David Cross. O ator de Arrested Development e Ano Um só precisaria de uma peruca afro-judaica pra ser o médico midiático que só dá bola fora.


Superman/Clark Kent


O Último Filho de Krypton, que se rendeu ao governo dos EUA e caçou seus próprios colegas de Liga da Justiça para garantir a paz talvez seja a grande antítese do Batman na história.
Apesar de envelhecer mais devagar que o morcegão, esse Superman é mais velho do que o que estamos habituados, e seria a chance perfeita de vermos Jon Hamm no papel que, para muitos, deveria ser seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário