Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Resenha Blu-Ray: O Incrível Mágico Burt Wonderstone


Foi ontem que aluguei num desses serviços de TV a cabo, o Blu-Ray de O Incrível Mágico Burt Wonderstone.
Acredito que Burt Wonderstone seja o trabalho mais recente de Steve Carell, comediante que esteve em O Âncora - A Lenda de Ron Burgundy, estrelou O Virgem de 40 Anos, Todo Poderoso 2, Jantar Para Idiotas, Amor a Toda Prova, Uma Noite Fora de Série, Agente 86 e The Office... Ou seja, o sujeito é um ótimo comediante.
Além disso, ainda esteve em dramédias indie como Pequena Miss Sunshine, Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada e Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo, mostrando que além de carisma e de saber fazer rir, ainda é um ator versátil e talentoso.
Além de Carell, o elenco de Burt Wonderstone ainda conta com Steve Buscemi, um dos atores mais subestimados de Hollywood, o excelente e oscarizado Alan Arkin, e Jim Carrey, outro astro da comédia acima de qualquer suspeita.
Posto isso, continua sem me entrar na cabeça como é que praticamente todos os filmes do infeliz do Adam Sandler passam pelos cinemas do Brasil, enquanto, pra ver uma comédia com Carell (E Will Ferrell, e Jack Black) temos que esperar até o filme alcançar o home-video.
OK, feito o desabafo, O Incrível Mágico Burt Wonderstone... O filme mostra o pequeno Albert, que, com onze anos de idade, é vítima dos valentões do colégio, até ganhar de presente de aniversário de sua mãe um kit de mágica de Rance Holloway (Arkin, impagável).
Encantado com a ideia de se tornar um mágico, o pequeno Burt começa a praticar os truques da caixa até conhecer o pequeno Anthony, moleque da sua idade, e juntos, começarem a desenvolver novos números além daqueles do kit.
Corta pra trinta anos mais tarde... Albert e Anthony agora são Burt Wonderstone (Steve Carell) e Anton Marvelton (Steve Buscemi), dois mágicos ao melhor estilo Sigfried e Roy, com os figurinos excessivos, seu próprio teatro e mise-en-scéne canastrão.
A anos abrigados sobre as asas de Doyg Munny (James Gandolfini), dono de cassinos de Las Vegas, os dois mágicos viram o dinheiro e o sucesso subirem à cabeça de Burt, que se tornou um sujeito desagradável e cheio de si, cada vez mais indiferente à qualidade de seu ato.
Pra piorar as coisas, surge Steve Grey (Carrey), mágico de rua que realiza números extremos (De chorar de rir) misturando ilusionismo e proezas de resistência à dor em meio à multidão.
Os feitos de Grey, forçam os mágicos veteranos a agirem para manter o interesse em seu ato, mas após Burt colocar a perder o novo número idealizado por Anton, a dupla se separa.
Sem o auxílio de Anton, Burt atinge o fundo do poço, de onde seu inflado ego pode não conseguir tirá-lo, mesmo com a ajuda de sua ex-assistente Jane (Olivia Wilde, brincando de ser linda) e de seu inspirador, Rance Holloway (Alan Arkin, sensacional), que precisam lembrar a Burt porque ele se tornou um mágico em primeiro lugar, e que, sem Anton e sua amizade mágica, ele simplesmente não está completo.
Deixando claro que O Incrível Mágico Burt Wonderstone não é o grande trabalho da carreira de nenhum dos envolvidos e que está dois anos atrasado com relação à abordagem do tema "mágica de palco tradicional da antiga x Mágicos de rua estilo Criss Angel", que já havia sido abordado de maneira divertida em um episódio da vigésima segunda temporada de Os Simpsons, ainda assim, Burt Wonderstone diverte.
Como já foi dito antes, o elenco é muito bom, Steve Carell tem tempo pra ser asqueroso, histérico e bom sujeito, Steve Buscemi é competente como de praxe, Alan Arkin é brilhante, Olivia Wilde é linda e doce sem ser songa-monga e Jim Carrey está hilário como o vilanesco Grey, com seus números de piñata humana, cartas ocultas em feridas abertas, dormir sobre brasas incandescentes e não piscar mesmo exposto a spray de pimenta.
Longe de ser um filmaço, ou A Comédia do Ano, Burt Wonderstone diverte dor uma hora e quarenta e garante muitas boas risadas e algumas gargalhadas sinceras. O que mais se pode esperar de uma comédia?

"-Agora, este é um clássico!
-Significa: Já foi feito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário